Apoio Monetário

Regulamento [LER +]

Lista de Premiados

2009-2010

Ligia Massena [LER +]

Orientada por:

Prof. Doutor Manuel Teixeira

(entregue em 16/12/2010)

2008-2009

Delfim Duarte [LER +]

Tiago Taveira [LER +]

Orientados por:

Prof.ª Doutora Raquel Soares

(entregue em 15/12/2009)

Apoio Monetário: Regulamento

A partir do ano lectivo de 2008/2009, os alunos de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) poderão candidatar-se ao apoio monetário que a Fundação Prof. Ernesto Morais disponibiliza, em cada ano, para um trabalho de Investigação Científica em Genética ou Imunologia que o Conselho Científico da FPEM considere que reúne os requisitos que justifiquem a atribuição de tal apoio.

Apoio Monetário a Trabalhos de Investigação Científica a conceder a alunos de Medicina da FMUP e ICBAS – REGULAMENTO

  1. – Pode concorrer qualquer aluno das duas Escolas Médicas do Porto, qualquer que seja o seu ano escolar.
  2. – Os trabalhos deverão reflectir linhas de investigação (não serão trabalhos de revisão de bibliografia).
  3. – A investigação abordará áreas de Imunologia e/ou Genética.
  4. – As propostas de trabalhos serão presentes ao Conselho Científico (CC) até 30 de Setembro. (Entregues na Sede da Fundação através de protocolo até 2 dias úteis antes do final do mês).
  5. – Qualquer aluno candidato ao APOIO deverá ter um orientador, responsável pelo desenho, execução e conclusão do trabalho, trabalho que deverá estar concluído no prazo de um ano.
  6. – O CC apreciará as diversas propostas de trabalho recebidas e enviará ao Conselho de Administração (CA), até 30 de Novembro, as suas conclusões.
  7. – O CC deverá ordenar, por ordem decrescente de qualificação, as propostas de trabalhos recebidos, porquanto poderá haver disponibilidade de apoio para um ou mais projectos.
  8. – Se não houver propostas aceites ou sequer entregues o CA poderá fazer transitar para o ano seguinte as verbas não dispendidas.
  9. – O Apoio Monetário, estimado em 15.000 (quinze mil) euros, mas a estabelecer anualmente pelo CA, é concedido no Janeiro imediato, sendo entregue conforme dispuser o CC, ouvido se necessário o orientador, e em princípio repartido em duas fracções, 80% no início e os restantes 20% no final.
  10. – Uma vez escolhida a proposta do trabalho científico que receberá o Apoio Monetário, dever-se-á proceder a um compromisso, escrito e assinado, entre as partes, FPEM e orientador mais seu aluno investigador, selando o propósito de mútuo cumprimento de obrigações.
  11. – Se o trabalho der origem a publicação nela terá que estar referido explicitamente o apoio dado pela FPEM.
  12. – A FPEM reserva-se o direito de dar publicidade à iniciativa e ao trabalho feito.
  13. – Este regulamento poderá ser alterado pelo CC quando for julgado conveniente, sujeito à ratificação do CA, mas sempre sem efeitos retroactivos.
fpem@fpem.ptPrémiosApoio MonetárioPrémios Patrocinados